Pages

Recebemos este selinho da Zuca do Blog http://vidadeprofa.blogspot.com Muito obrigada, colega! Continuando a Ciranda, indicamos: Vida de professora NOSSA TURMA NA INTERNET Dicas de Português Professora Genis Brincando de ser escritor

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Uso do Dicionário




Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com as atividades aqui propostas os/as alunos/as poderão:
  • Aprender usar o dicionário para descobrir o significado mais preciso de uma palavra empregada nos textos que leem.
  • Decidir sobre a grafia de uma palavra desconhecida ou que suscite dúvidas.
  • (Re)conhecer a estrutura do dicionário, relembrando a organização em ordem alfabética e perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra.
  • Conhecer os aspectos linguísticos e ortográficos que regem a Língua Portuguesa e refletir sobre eles.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor/a para a realização das atividades propostas, sugerimos que os/as alunos/as tenham vivenciado as atividades indicadas na aula “Ordem alfabética e o uso do dicionário – Parte 2” disponível no Portal do Professor. É importante que os/as alunos/as dominem os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto, pois terão mais agilidade em realizar as atividades indicadas nas aulas a seguir.
Estratégias e recursos da aula
Para a realização das aulas propostas é necessário a utilização do Laboratório de Informática de sua escola e da própria sala de aula.
Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a forme uma roda de conversa com os/as alunos/as e distribua para cada um/a deles/as uma letra do alfabeto. O/A jogador/a que estiver com a letra A, começa o jogo dizendo: “Fui ao clube e no caminho vi...” e completa a frase com o nome de uma pessoa, animal, objeto, o que for adequado para completá-la, porém a inicial da palavra deverá ser correspondente à ordem alfabética, no caso letra A. Depois, o/a jogador/a que tirou a letra B deve dizer a mesma frase, completando com a letra inicial B. E assim continua o jogo.
Após a realização do jogo, peça aos/às alunos/as que emitam opinião sobre o mesmo, em seguida, faça um levantamento das ideias que eles/as têm sobre dicionário. Pergunte:

a) Por que é importante conhecer a ordem alfabética?
(Elabore indagações que os levem a chegar à seguinte conclusão: porque nos auxilia em consultas a dicionários, listas telefônicas, guias de ruas, dentre outros).

b) Vocês sabem o que é um dicionário?

c) Como ele é organizado?

d) Para que usamos um dicionário? Para que ele serve?
Depois de estabelecido o diálogo, registre o seguinte texto Dicionário de José Paulo Paes. Chame a atenção dos/as alunos/as para a ordem alfabética das letras em destaque.
alfabetojp
Professor/a leia o texto analisando as imagens e seus respectivos significados. Localize a sua fonte, destacando o ano de publicação, 1991, comente que o mesmo foi editado antes da nova reforma ortográfica, assim, as letras K, Y e W ainda não estavam incorporadas no nosso alfabeto. Aproveite esta informação e solicite aos/às alunos/as que citem palavras que poderiam ser adicionadas no texto “Dicionário” a fim de que estas letras fizessem parte de nosso alfabeto.
Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a retome o texto registrado na aula anterior “Dicionário”. Oriente os/as alunos/as a lerem o texto silenciosamente. Depois solicite que leiam em voz alta. Faça você a leitura do texto, leia com humor e timbre de voz diferente, faça pequena pausa entre a palavra e a definição.
Após as diferentes leituras registre as atividades propostas.
1) Defina o significado da palavra “Dicionário”?
2) Você gostou de alguma definição apresentada por seus/suas colegas? Se gostou registre abaixo. Caso não tenha gostado de nenhuma delas justifique sua resposta.
3) Releia o texto e copie a primeira letra de cada palavra.
4) Destaque oralmente, as letras que não apareceram no texto e que agora fazem parte de nosso alfabeto?
Professor/a ao terminar o registro das questões dialogue com a turma indagando: em que tipo de materiais é comum encontrar palavras organizadas em ordem alfabética? (Possíveis respostas: agenda de endereços e telefones, diário de classe, dicionário, lista de aprovados em concursos, livros numa biblioteca, dentre outros). Converse com eles/as sobre a necessidade de se organizar alguns materiais em ordem alfabética: a localização dos nomes facilita na hora da consulta.
Apresente a turma uma página de dicionário
dicionário2
Leia a página apresentada, peça aos/às alunos/as que identifiquem a fonte.
Proponha as seguintes atividades:

a)  Indique a letra inicial das palavra s dessa página.

b) Localize a palavra látex, leia o verbete (palavra de dicionário, enciclopédia ou glossário com definições e ex plicações) e responda: o que significa látex?
 Professor/a ressalte que muitas vezes, ao lermos um texto, não compreendemos bem o significado de uma palavra. Para descobrirmos seu significado, podemos consultar o dicionário.
Leia este quadro com atenção:
Imagem Dicionário
Fonte: Folha de São Paulo, São Paulo, 29 de janeiro 2005, Suplemento Folhinha, p.4
Professor/a após a leitura do texto registrado no quadro anterior dialogue com os/as alunos/as. Pergunte se entenderam os diferentes itens apresentados, solicite que alguns/mas relatem o que conseguiram aprender. Em seguida proponha que façam as seguintes atividades:

a) Retome a página do dicionário apresentada anteriormente e localize as informações obtidas no item 2 do texto “Como usar o dicionário”.

Agora, responda:
a) Quais são as palavras que estão escritas no topo da página do Dicionário Aurélio Infantil? O que elas indicam?
b) Após as informações obtidas no texto “Como usar o dicionário”, dê sua opinião.
c) Saber a ordem alfabética é importante para fazermos consulta no dicionário? Justifique sua resposta.
Terceira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
ORDEM ALFABÉTICA13REGISTRANDO NO CADERNO DE PORTUGUÊS
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Q1QJn3ZMKRQ/SYMHS4n1DsI/AAAAAAAABGQ/cU7NAUDv7_Q/s400/2.gif
Professor/a antes de registrar na lousa, explique para seus/suas alunos/as os passos para descobrir as palavras no dicionário. Dê vários exemplos, depois faça o registro, sugerido abaixo, na lousa para que eles/as tenham no caderno o registro destes passos.
ORIENTAÇÕES PARA SE CONSULTAR UM DICIONÁRIO
Ao se consultar um dicionário é importante observar as seguintes orientações:
1ª – Quando as palavras começam com a mesma letra, deve-se considerar a ordem alfabética da segunda letra de cada palavra. Veja:
alface – amargo - anel – atrasado
2ª – Quando as palavras têm as duas primeiras letras iguais, deve-se considerar a ordem alfabética da terceira letra. Veja:
boate – bobo – boca – bode
3ª – Quando as palavras têm as três primeiras letras iguais, deve-se considerar a ordem alfabética da quarta letra. Veja:
cabana – cabelo – cabide – cabo
Deve-se proceder sempre da mesma maneira até se encontrar a primeira letra que diferencia as palavras. Há casos em que essa diferença ocorre quase no final da palavra. Veja:
alfabetização – alfabetizado
Não se esqueça: No alto de todas as páginas de um dicionário são destacadas a primeira e a última palavra que aparecem nessa página para facilitar a consulta.
Quarta aula: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a leve seus/suas alunos/as até o Laboratório de Informática e utilize os sítios selecionados abaixo:
http://guida.querido.net/jogos/portug/ordalf-1.htm neste sítio os/as alunos/as deverão colocar palavras em ordem alfabética.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada _geral/sumiram_let/sumiram_letras.html neste sítio os/as alunos/as deverão completar as letras que sumiram das palavras.
Após a utilização dos sítios sugeridos retornem para a sala de aula, avalie com os/as alunos/as este momento, solicite que falem o que acharam das atividades realizadas, inclusive de suas dificuldades e facilidades.
Elabore atividades que contemplem o uso do dicionário. Veja algumas sugestões:
1) Observe e leia esta tira:
Imagem Tirinha
Fonte: http://opensadorselvagem.org/images/image/mafalda%20dicion%C3%A1rio.jpg
2) O que significa a fala: “Desse jeito você nunca vai terminar de ler um livro tão grosso?”
3) Quando devemos utilizar o dicionário?
4) Se você fosse procurar as palavras a baixo em um dicionário, em que ordem elas apareceriam? Escreva-as na ordem correta.
pássaro – trampolim – abacate – tinta – papagaio – abacaxi
___________________________________________________________________
5) Observe a reprodução da página de um dicionário.
dicionário
Fonte: Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda, Dicionário infantil de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
Agora responda:
a) Entre quais verbetes dessa página você encaixaria estas palavras? (Professor/a, se ainda for necessário retome o significado da palavra verbete, descrita anteriormente).
ecoar - editor - educado – egoísta

b) Como você descobriu o local correto? Justifique sua resposta.

6 ) No texto Bê-a-bá (texto registrado na aula “Ordem alfabética – Parte 2” disponível no Portal do Professor) foram utilizadas várias palavras, abaixo estão registradas algumas delas, copie-as e em seguida consulte o dicionário para descobrir seu significado.
harmonizar –
manjericão-
paparicar –
sapoti -
Avaliação
A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso professor/a realize observações e registros individuais dos/as alunos/as. Esse material servirá de apoio às suas reflexões sobre o desenvolvimento da turma em relação à temática trabalhada e possibilitará análises e subsídios para o seu próprio planejamento.


Fonte   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dez Dicas Rápidas para Fazer uma Boa Redação

1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.
2) Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.
3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.
4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.
5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.
redaçao
6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.
7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.
8 ) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.
9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.
10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.

Fonte ....http://falabonito.wordpress.com/2006/12/04/dez-dicas-rapidas-para-fazer-uma-boa-redacao/